Como encontrar o sócio ideal para trabalhar na empresa

Não há uma fórmula para estabelecer parcerias que funcionam com absoluta certeza nos negócios. Encontrar um sócio é uma arte.

Mas pelo menos você pode aumentar e muito suas chances de sucesso com alguns critérios importantes.

Encontrar um sócio e estabelecer uma aliança de longo prazo, com uma pessoa (ou mais) baseada apenas nas emoções e sem critérios é como assinar um contrato com o capeta.

Como encontrar o sócio ideal

Você sentirá sua alma sendo sugada aos poucos enquanto carrega muita responsabilidade sozinho, enquanto perde o sono sabendo que tarefas importantes estão em mãos sem as competências necessárias.

Seu apetite desaparecerá porque uma pulga atrás da orelha semeia a desconfiança, sussurrando seus piores pesadelos.

Seus olhos perderão o brilho e a alegria

Quando perceber que pelos próximo anos, dedicará horas a fio em  eventos empresariais fingindo conviver muito bem com seu suposto sócio ideal.

Você deve pensar que estou sendo dramático, não é? 🙂

Abrir uma empresa é quase como ter um filho

Seu coração se enche de entusiasmo, alegria, medo, esperança, euforia e expectativas.

Nesse momento  queremos o sócio que ajude a empresa crescer e desenvolver.

Você quer encontrar um sócio que vai abordar o seu negócio com o mesmo nível de entusiasmo e compromisso que você tem e que compartilhe das mesmas filosofias.

Isso você não consegue por acaso.

O que fazer ANTES de iniciar uma sociedade

Saber como usar a intuição é um fator importante a ser levado em consideração. Mas deixa a intuição para depois.

Antes considere alguns aspectos lógicos importantes e os assuma como objetivos.

Foque os esforços em encontrar um sócio que:

  1. Compartilhe dos seus valores e sua visão
  2. Traga novas habilidades e experiências
  3. Não carregue uma casa nas costas
  4. Traga recursos e credibilidade ao negócio
  5. Cultive uma boa ética profissional e pessoal
  6. Que seja financeiramente estável
  7. Que trate as pessoas com respeito e educação

Encontrar um sócio que compartilhe sua visão e seus valores

Missão, visão e valoresDe tudo que você deve analisar em um potencial sócio, essa talvez seja a coisa mais importante. Você precisará ter uma comunicação efetiva com seu sócio para tomar decisões, estabelecer objetivos e levar o negócio ao próximo nível. Se seu parceiro for relutante, inflexível ou incapaz de considerar seu ponto de vista vai ser difícil atingir o sucesso.


Encontrar um sócio que traga novas habilidades e experiências

Encontrar um sócio com novas habilidade e experiênciaUm bom sócio deve ter habilidades de suporte e complemente as suas. Ninguém é bom em todas as áreas. Se você tem competências interpessoais mas é fraco em finanças, considere um sócio que entenda do assunto. Quanto mais competências você e seu sócio trouxerem mais fácil será começar, planejar, crescer e tocar seu negócio.


Encontrar um sócio que não carregue uma casa nas costas

Encontrar um sócio que não esteja sobrecarregadoSe seu sócio tiver sérios desafios em sua vida pessoal, ele pode trazer essa carga para a empresa. É bacana querer dar uma chance a alguém, mas tocar uma empresa requer foco, tempo e uma tremenda dedicação e energia. Se seu sócio estiver lidando com uma crise pessoal severa uma hora ou outra você estará carregando a empresa sozinho.


Encontrar um sócio que traga recursos e credibilidade

Encontrar sócio com dinheiro e credibilidadeÉ ótimo ter alguém que traga recursos financeiros ao negócio, mas há outra contribuição que pode trazer ao negócio tanto valor quanto. Um sócio com uma forte rede de contatos, conexões com indústrias, conexões comerciais, lista de clientes, uma credencial ou expertise pode sem dúvida incrementar o valor do negócio e aumentar suas chances.


Escolher um sócio que cultive uma boa ética pessoal e profissional

Encontrar um sócio que seja honestoProcure por quem valorize a honestidade e tenha boa ética. Uma escolha ruim neste quesito pode terminar com você sendo literalmente roubado ou tendo suas ideias e clientes surrupiados pelo seu sócio para que ele possa iniciar outra empresa ou até pior, ter algumas leis violadas colocando sua empresa em problemas legais.


Escolher um sócio que seja financeiramente estável

Encontrar um sócio que seja financeiramente equilibrado

Quer seu parceiro contribua ou não financeiramente é ainda mais importante que seu sócio não tenha problemas financeiros. Alguém no meio de uma crise financeira pode não ser a melhor escolha para você colocar na empresa por uma variedade de motivos. Saber gerenciar dinheiro, ativos e tempo é crítico para um empreendedor.


Encontrar um sócio que tenha respeito e seja educado

Encontrar um sócio que seja educado e respeitosoJamais faça uma parceria com quem você não respeita. O propósito de estabelecer uma sociedade e atingir o sucesso como um time. Você pode não valorizar a opinião e os esforços de alguém que não ganhou seu respeito. Você também vai desejar ter um sócio que demonstre respeito por você, pelo seu profissionalismo e pela sua posição de fundador.


O que fazer DEPOIS que iniciou sociedade

E aqui me refiro a você que está em uma sociedade feita sem nenhum critério ou a você que está numa sociedade bem pensada.

Tanto faz, desentendimentos fazem parte do jogo.

Você estará realmente em maus lençóis apenas se seu sócio não for uma boa pessoa. Esta é na verdade a única situação da qual eu desfaria uma sociedade imediatamente.

Caso contrário, assim como em um casamento, ainda há espaço para realinhamento das expectativas, habilidades, comprometimento e respeito.

Semestralmente marque uma reunião e repasse todos os tópicos já citados com seu sócio.

Fazer o mapeamento das habilidades de cada um

O segundo tópico – “Encontrar um parceiro que traga novas habilidades e experiência” – requer que você tenha uma boa avaliação de suas próprias habilidades e das do seu sócio.

Baixe o mapa de competências que eu mesmo utilizo. Também te enviarei instruções de uso.

Faça uma avaliação e coloque o resultado numa planilha para criar uma visão ampla das competências e habilidades de cada um dos sócios.

Lembre-se as competências ou habilidades de cada sócio devem ser complementares, ninguém é bom em tudo. Identifique as deficiências e cresçam juntos.

Aprimorem-se como uma equipe, depois troquem conhecimentos.

Quais são as competências necessárias para empreender?

Baixe o ebook Mapa de Competências e participe do nosso WorkShop gratuito.>

Sincronizando missão, visão, valores e expectativas

Neste tópico a missão e visão da sua empresa tem um papel importante. A missão, visão e valores são fundamentais para manter o sincronismo do modelo mental do negócio.

É fácil esquecer do nosso destino quando a viagem é longa.

Ás vezes a gente se distrai com o caminho. Para manter-se sempre alinhado, periodicamente:

  1. Relembrem porque fazem o que fazem.
  2. Pelo menos uma vez por ano alinhe expectativas.
  3. Faça com que cada um escreva o que espera do negócio
  4. Faça com que cada um escreva o que espera dos outros sócios
  5. E também, o que está disposto a oferecer para a sociedade.

Depois marque um dia para revisarem juntos esse material até chegarem a um alinhamento completo das expectativas de cada um. 🙂

Comente abaixo, deixe sua dúvida ou acrescente ideias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *